SOBRE
Foi no governo de Eurico Vieira de Rezende que foi construída na Rua Serrana S/N a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Petrõnio Portella com o objetivo de atender aos moradores do bairro recém inaugurado Conjunto Residencial Mata da Serra.
O Decreto número 2094 que legalizava a criação da unidade de ensino foi publicada no diário Oficial em 30 de dezembro de 1980.
A Secretaria Estadual de Educação foi quem deu nome à escola homenageando um influente político que ocupou cargos importantes nas décadas de 60 e 70 no ministério da República.
De acordo com o que recomenda a LDB (Lei de diretrizes e Base da educação Básica), em seu Artigo 211 a responsabilidade do ensino Fundamental ficará a cargo do município. em cumprimento a LDB, 21 de outubro de 2005 a EEEF "Ministro Petrônio Portella" foi municipalizada através do Convênio 252/05.
A partir dessa data ficou assim denominada EEF Ministro Petrônio Portella. Em novembro de 2007, através do Decreto 5053/2007 Recebeu nova denominação: EMEF Ministro Petrônio Portella.
O primeiro ano Letivo iniciou-se em 10 de fevereiro de 1981.
Nossa Equipe
Segundo o Projeto Político Pedagógico da escola a equipe conta com um diretor, dois pedagogos, quatro coordenadores, uma secretária, uma auxiliar de secretaria, em torno de 55 professores, três merendeiras, um porteiro e 5 auxiliares de serviços gerais (ASG).